Granito ou mármore: qual a melhor opção?

By 26 de julho de 2018Sem categoria

Tanto o mármore quanto o granito são pedras nobres frequentemente utilizadas na superfície de bancadas, paredes internas e externas e como detalhes decorativos. Essas pedras agregam charme e elegância aos imóveis, tornando-se ótimas opções para quem deseja construir ou reformar.

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual escolher na hora de compor a ornamentação das casas e apartamentos. Esta indecisão é compreensível, afinal, a escolha não é tão simples e depende de alguns fatores.

Veja as principais diferenças entre as duas pedras e decida qual material utilizar na sua residência. Sem dúvidas, sem mistérios e sem dor de cabeça…

Diferenças técnicas

Ambas as pedras são extraídas diretamente da natureza. Primeiramente elas se apresentam de forma rochosa e em seguida são serradas e polidas, resultando em lâminas de diferentes espessuras para serem usadas na decoração.

O mármore é um tipo de rocha metamórfica que é originado do calcário exposto a elevadas temperatura e pressão. Eles possuem uma enorme variedade de cores, estruturas e texturas, tornando-se um acabamento versátil e apropriado para diferentes projetos.

O granito, por sua vez, é uma espécie de rocha ígnea de grão grosseiro essencialmente composto por feldspatos alcalinos e quartzo. Cumpre ressaltar que o efeito ornamental dessa pedra é muito reconhecido (e valorizado) na construção civil.

Vantagens do mármore e do granito

Quem pensa que o mármore e o granito só possuem diferenças se engana. Ambas as pedras possuem como ponto forte a beleza, além de, claro, a durabilidade, já que os dois materiais quando instalados em locais apropriados podem durar para sempre. Isso significa que aplicar mármore ou granito no seu imóvel não é um gasto, mas sim um investimento que além de trazer muito bom gosto para decoração irá valorizá-lo bastante.

Onde aplicá-los

Antes de optar pelo mármore ou pelo granito considere o ambiente no qual a pedra será instalada. De modo geral, o mármore é recomendado para o piso de áreas mais nobres da casa, como hall de entrada, sala e lavabo. Em relação às bancadas de uso cotidiano, a indicação dos especialistas é para que elas sejam feitas com granito. Ele também pode ser usado em áreas nobres desde que o projeto do decorador ou arquiteto o proponha de forma interessante e harmoniosa.

Dicas extras

Caso você opte por usar pisos de granito em bordas de piscina ou áreas externas, aposte em um acabamento antiderrapante;

Lembre-se de que os granitos pretos e vermelhos são muito mais resistentes que os acinzentados;

Nas cozinhas, dê preferência ao granito, pois a porosidade do mármore faz com que ele absorva as sujeiras, substâncias químicas e sua própria umidade com muita facilidade.

Caso ainda persista a dúvida sobre qual pedra é a melhor ou a que combina mais com o seu projeto, use as duas. Com um bom planejamento você pode adaptar ambos os materiais para dar um toque de requinte e praticidade na decoração que deseja para sua casa.

Fonte: http://www.imovelweb.com.br/noticias/decoracao/granito-ou-marmore-qual-melhor-opcao/